Powered By Blogger

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Euforia do corredor: Mito ou Realidade


A emoção de um corredor é definida por um sentimento de euforia (que muitos outros atletas e modalidades sentem) durante e após um exercício físico intenso. Durante muitos anos, os cientistas do desporto tentaram provar se esta euforia era real ou apenas uma sensação de bem estar sentida após fazer desporto.
Estado de Euforia
A emoção do corredor é descrita como um estado de intensa euforia. Algumas pessoas sentem apenas uma enorme alegria, outras por sua vez choram. Para muitos a euforia do corredor não passa de um mito. Correr pode realmente oferecer um sentimento de satisfação, mas o único sentimento que o atleta sente é o de alivio quando passa a meta.
As endorfinas são substâncias químicas produzidas por glândulas do corpo. Podem reduzir a dor e fazer crescer os sentimentos de bem estar e de alegria.
Libertação de Endrofinas
Os cientistas do desporto trabalharam durante anos a fio a fim de esclarecer este fenómeno, esperando encontrar uma explicação bioquímica para o bem estar misterioso do atleta. Suspeitaram que o exercício físico pode provocar libertação de endrofinas que podem estar na origem da mudança de estado de espírito descrito pelos atletas.
Em 2008, uma equipa de investigadores alemães publicaram um artigo no jornal cerebral córtex, explicando que encontraram um método fiável para medir as endofrinas antes e depois do exercício. Durante a experiência, doze atletas fizeram uma ecografia para que o nível de endorfinas fosse medido. Após a ecografia, os atletas correram durante duas horas e realizaram uma nova ecografia. Os resultados mostraram que "o nível de endorfinas aumentou consideravelmente após a corrida.»

O mistério foi elucidado: A emoção do corredor não é um mito, mas sim uma realidade.

Com a contribuição de Douglas Wakiihuri. Wakiihuri é um corredor Queniano na reforma. Ganhou a medalha de ouro da Maratona nos Campeonatos do Mundo em Roma 87 sendo assim o primeiro Queniano a obter esse titulo. Ganhou também a medalha de prata na Maratona dos Jogos Olímpicos em Seul 88. Wakiihuri era sempre bem visível pois era o único corredor a usar luvas brancas nas provas. Retirado do site da Asics.

Sem comentários:

Enviar um comentário